• banner_10.jpg
  • banner_11.jpg
  • banner_12.jpg
  • banner_13.jpg
  • banner_14.jpg
  • banner_15.jpg
  • banner_16.jpg
  • banner_17.jpg
  • banner_18.jpg
  • banner_19.jpg
  • banner_20.jpg
  • banner_21.jpg
  • banner_22.jpg
  • banner_23.jpg
  • banner_24.jpg

06-04-2020

embaixador

Mensagem à Comunidade Portuguesa

6 de Abril de 2020

Caras e Caros compatriotas,

Na passada semana, quando anunciou o prolongamento do estado de emergência, o Senhor Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, referiu que esta crise provocada pelo covid-19 é o maior desafio que enfrentamos nos últimos 45 anos. Por isso, derrotar o vírus também será a nossa maior vitória coletiva nos últimos 45 anos!

Para que tal aconteça, todos temos que dar o nosso melhor contributo. Alguns fazem-no quotidianamente cuidando dos doentes, mantendo as cadeias de abastecimentos, velando pela nossa segurança, limpando as nossas ruas. Os restantes também contribuem através de uma forma simples e eficaz – ficando em casa. Porque a fórmula matemática é cristalina: zero movimento mais zero contacto é igual a salvar muitas vidas.

Existem sinais encorajadores que devemos valorizar. O número diário de infetados está a baixar e, em breve, o número diário de falecidos também começará a baixar paulatinamente. Por outro lado, os investigadores, em vários laboratórios espalhados pelo mundo, não param nesta verdadeira corrida contra o relógio e estou convicto que tratamentos mais eficazes surgirão em breve, assim como fármacos preventivos e vacinas. Temos que manter a esperança.

E também temos que manter a perseverança. A prorrogação do “estado de alarme” até 26 de Abril não só é necessário como, também, decisivo para derrotarmos este vírus.

O confinamento a que estamos sujeitos torna-se ainda mais duro por coincidir com a Páscoa, período do ano onde nos reunimos com a Família e com amigos e que, de certa forma, nos abre as portas para os meses da primavera e do verão.

Este ano a nossa Páscoa será em casa. O que nos dá uma oportunidade mais ampla de pensarmos no outro, naqueles que estão doentes, naqueles que mais necessitam de ajuda e de amparo e também naqueles que infelizmente já faleceram.

Quero aqui saudar o Fórum dos Portugueses de Madrid que lançou uma iniciativa solidária para mobilizar apoio a cidadãos, portugueses ou não, residentes em Espanha que possam estar a passar dificuldades neste período. Sugiro que consultem a página do Fórum (http://forumportugueses.org/iniciativa-solidaria-forum-dos-portugueses) e ponderem contribuir da alguma forma e na medida das possibilidades.

A Embaixada e os Consulados também estão atentos aos casos de nossos compatriotas que necessitam de apoio para fazerem face a situações complexas, muitas delas resultantes da perda de emprego. Agradecemos, assim, a quem necessitar ou quem conhecer alguém que precise de ajuda que nos contacte através dos contactos indicados adiante.

Neste período difícil também decidi escrever a todos os diretores de estabelecimentos penitenciários onde compatriotas nossos cumprem penas para renovar a nossa disponibilidade para ajudar.

Recordo os contactos da Embaixada e de todos os Postos Consulares em Espanha, com jurisdição também sobre Andorra (Gabinete Emergência Consular em Lisboa – +351 961706472 / gec@mne.pt; Assistência Consular em Madrid – +34 646896254 / sconsular.madrid@mne.pt; Assistência Consular em Barcelona – +34 609301101 / consulado.barcelona@mne.pt; Assistência Consular em Sevilha – +34 689 833 536 / sevilha@mne.pt; Assistência Consular em Vigo – +34 604 003 037 / vigo@mne.pt; Assistência Consular em Andorra – +376 333 861 / andorra@mne.pt).

Não quero perder esta oportunidade para recordar que estão em vigor medidas reforçadas que limitam a liberdade de circulação em Portugal. Assim, se não tiver qualquer motivo inadiável, recomendo que não viaje a Portugal.

Na minha última mensagem escrevi que precisamos de encontrar reservas de paciência, de confiança e de alegria e recomendei que vissem um vídeo muito bonito do Turismo de Portugal, “Can’t Skip Hope” (https://youtu.be/70tcUNgd8IM).

Hoje faço uma outra sugestão, de acordo com o período que vivemos. Se quiserem apoiar a quem nos ajuda e se quiserem ter um gesto para com o país que tão bem nos acolhe, então façam um donativo através da conta aberta no Banco de Espanha para o efeito. Os dados são os seguintes:

  • BENEFICIARIO: S2826011E Tesoro Público
  • IBAN: ES17 9000 0001 2002 5001 2346
  • BIC: ESPBESMMXXX

Ao preencher o campo “CONCEPTO” deverá incluir-se a informação “NIF + Donación al Estado COVID-19”. Toda a informação está disponível no seguinte link: https://www.hacienda.gob.es/Documentacion/Publico/PortalVarios/Gesti%C3%B3n%20del%20Portal/INGRESOS%20POR%20DONACIONES%20AL%20ESTADO.pdf.

A todos, em Espanha e em Andorra, desejo uma Santa Páscoa, confinados em nossas casas, mas abertos e solidários em relação aos que nos rodeiam.  

E, não esqueçam: #ESTE VÍRUS LO PARAMOS UNIDOS! TODOS!  

João Mira Gomes