• banner_10.jpg
  • banner_11.jpg
  • banner_12.jpg
  • banner_13.jpg
  • banner_14.jpg
  • banner_15.jpg
  • banner_16.jpg
  • banner_17.jpg
  • banner_18.jpg
  • banner_19.jpg
  • banner_20.jpg
  • banner_21.jpg
  • banner_22.jpg
  • banner_23.jpg
  • banner_24.jpg
Agenda
 
 

04-05-2018

Sevilha, 4 de maio, 18h30 – Conversa com o autor José Luís Peixoto

O consagrado escritor português José Luís Peixoto vem ao Consulado-Geral de Portugal em Sevilha falar sobre as suas obras, já traduzidas em espanhol, “Em Teu Ventre” e “Galveias”. O professor de literatura da Universidade de Évora Antonio Sáez, tradutor para espanhol de livros de vários escritores portugueses, fará antes uma apresentação sobre a Literatura Portuguesa atual. Estas duas conferências inserem-se na programação da Feira do Livro de Sevilha 2018 e são promovidas pelo Consulado-Geral, com o apoio do Camões, IP, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Língua Portuguesa. Ainda neste contexto, o autor apresentará estas obras na Biblioteca Pública de Cáceres, no dia seguinte, 5 de maio, às 18h30.

A entrada em ambos os eventos é livre mediante inscrição para o mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Sevilla, 4 de mayo, 18h30 – Conferencia com el autor José Luís Peixoto

El consagrado escritor portugués José Luís Peixoto viene al Consulado General de Portugal en Sevilla a hablar sobre sus obras, ya traducidas en español, “En Tu Vientre” y “Galveias”. El profesor de literatura de la Universidad de Évora, Antonio Sáez, traductor para español de libros de varios escritores portugueses, realizará previamente una presentación sobre la Literatura Portuguesa actual. Estas dos conferencias se enmarca dentro de la programación de la Feria del Libro de Sevilla 2018 y son promovidas por el Consulado General, con el apoyo de Camões, IP, en el ámbito de las conmemoraciones del Día Internacional de la Lengua Portuguesa. También en este contexto, el autor presentará estas obras en la Biblioteca Pública de Cáceres, al día siguiente, el 5 de mayo, a las 18h30.

La entrada en ambos actos es libre mediante inscripción en: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

15-03-2018

Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana
24A74 Salgueiro Maia de Ricardo Simões

No próximo dia 15 de março, às 20h30 terá lugar no marco do IV Ciclo de teatro português no Teatro Fundición de Sevilha a obra “24A74 -Salgueiro Maia”

AUTOR: Ricardo Simões (a partir de la obra “Capitão de Abril -Memórias da Guerra do Ultramar e do 25 de Abril ”, de Salgueiro Maia)
DIREÇÃO e INTERPRETAÇÃO: Ricardo Simões
ILUMINAÇÃO: Porfírio Barbosa
TÉCNICO SONIDO: Adriel Filipe
Mais informação: www.centrodramaticodeviana.com

"24 A74 - Salgueiro Maia" é um monólogo com texto e interpretação de Ricardo Simões, com base no trabalho "Capitão de Abril -Memórias da Guerra do Ultramar e do 25 de Abril", com a autoria de Salgueiro Maia, um espetáculo íntimo e didático e comovente. Baseia-se numa dramaturgia exploratória das memórias do Capitão de abril Salgueiro Maia sobre os antecedentes e os contornos da Revolução de 25 de abril de 1974, a Guerra Colonial e o processo pessoal que levaram esse militar excecional a revoltar-se contra o regime .

Mais informação e compra de bilhete: http://www.fundiciondesevilla.es/entradas/index.php?event_id=3223

 

14-03-2018

Apresentação do Livro “Caldo Verde - Días en Portugal”

Apresentação do livro de viagens Caldo Verde - Días en Portugal do Professor Antonio Checa Godoy, no dia 14 de março, às 19.00 horas. A entrada é livre sob inscrição prévia para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

06-03-2018

Jorge Santos - Pinturas de Outono

Exposição de pintura de Jorge Santos no Consulado Geral de Portugal em Sevilha, com obras inéditas sobre as paisagens do Sul de Portugal e da Andaluzia. Inauguração dia 6 de março, às 19h30, com conferência e porto de honra. Entrada livre sob prévia inscrição para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mais informação: http://jorgesantos.net/pt/


Jorges Santo - Pinturas de Outono

Exposición de pintura de Jorge Santos en el Consulado General de Portugal en Sevilla, con obras inéditas sobre los paisajes del Sur de Portugal y de Andalucía. Inauguración el día 6 de marzo, a las 19h30, con una conferencia y un porto de honor. Entrada libre previa inscripción en Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Más información: http://jorgesantos.net/pt/

 

01-03-2018

Programa Projeto INTREPIDA

Os encontros INTREPIDA, internacionalização das Empresárias de Espanha e Portugal para a Inserção, Desenvolvimento e Alianças, organizados pela Fundação Três Culturas, começam no dia 1 de março na sede da Fundação para continuar a desenvolver-se mais tarde ao longo de dois anos, tanto em Espanha como em Portugal.

O programa de encontros para o mês de março compõe uma oferta variada e versátil voltada para todos os públicos. As oficinas de formação foram especialmente pensadas para contribuir para a internacionalização das empresas e que será conduzida por Karine Brücke. Entre as empresárias convidadas a compartilhar a sua experiência, destaca-se Mª Ángeles Martín, fundadora da Skylife Engineering, que compartilhará a mesa com Manuel Moncayo, psicólogo e empresário.

Por outro lado, o programa oferece uma visão à riqueza cultural e criativa de Portugal, convidando mulheres criativas de diferentes áreas para discutir sobre os seus projetos. As artes visuais estão representadas pela artista Cristina Ataíde, que inaugurará a sua exposição Una arruga en el aire, seguindo-se depois a autora Lídia Jorge, que irá discutir o seu último livro, Los Tiempos del Esplendor. As Terças-Feiras do mês de março são uma proposta de diretoras portuguesas com obras como A Toca do Lobo, de Catarina Mourão. Além disso, o dia 8 de março será celebrado com um concerto da fadista Mafalda Arnauth.

O projeto INTREPIDA (Internacionalização de Empresárias de Espanha e Portugal para Inserção, Desenvolvimento e Alianças) é liderado pela Fundação Tres Culturas, juntamente com um consórcio formado por NERE (Núcleo Empresarial da Região de Évora), NERPOR (Núcleo Empresarial da Região de Portalegre), REGIOTIC (Associação Empresarial para Tecnologias de Informação, Comunicação e Desenvolvimento do Algarve), FUECA (Fundação Universidade-Empresa de Cádiz) e Diputación de Huelva. O projeto pertence ao programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP 2014-2020), Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal, que conta com o apoio financeiro dos Fundos FEDER da União Europeia.

Todas as atividades deste projeto são gratuitas. A capacidade é limitada e a entrada pode ser por convite onde poderá ser solicitar em: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Mais informação: Intrepida Sevilha - Março

 

31-01-2018

Aprender Português - Curso Online

Candidaturas abertas para o 2.º Semestre (2017-2018)

Encontra-se a decorrer, até 4 de fevereiro, o período de candidaturas aos cursos de português à distância para o 2.º semestre 2017/18 organizados pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

Destacam-se os cursos de Português para Estrangeiros dos níveis A1 a C1, havendo a opção por cursos Básicos ou Premium, com direito a certificado linguístico. Está também disponível o curso de Português para Hispanofalantes nos níveis A1/A2.

O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua oferece ainda cursos de Português para Fins Específicos como o Laboratório de Escrita Jornalística, Português para Negócios e Introdução ao Português Jurídico. Na Tradução e Interpretação conta com o curso de Tradução e Tecnologias de Informação Linguística.

Mais informações:  


Candidaturas abiertas para el 2.º Semestre (2017-2018)

Se encuentra abierto, hasta el 4 de febrero, el periodo de candidaturas a los cursos de portugués a distancia para el 2.º semestre 2017/18 organizados por Camões, Instituto de la Cooperación y del Idioma.

Destacan los cursos de Portugués para Extranjeros de los niveles A1 a C1, teniendo la opción por cursos Básicos o Premium, con derecho al certificado lingüístico. Está también dispoible el curso de Portugués para Hispanohablantes en los niveles A1/A2.

Camões, Instituto de la Cooperación y del Idioma ofrece también cursos de Portugués para Fines Específicos como el de Laboratorio de Escritura Periodística, Portugués para Negocios e Introducción al Portugués Jurídico. En Traducción e Interpretación cuenta con el curso de Traducción y Tecnologías de Información Lingüística.

Mais informações:  

 

“IV CICLO DE TEATRO PORTUGUÊS EM SEVILHA”

A Companhia de Teatro de Braga inaugura uma nova edição do Ciclo de Teatro Português em Sevilha na próxima quinta-feira dia 25 de janeiro às 20:30h no Teatro La Fundición de Sevilha com a obra Justiça de Castelo Branco.

Mais informação: Consultar aqui

 

25-01-2018

JUSTIÇA de Camilo Castelo Branco - COMPANHIA DE TEATRO DE BRAGA

IV CICLO DE TEATRO PORTUGUÊS EM SEVILHA

 

“IV CICLO DE TEATRO PORTUGUÊS EM SEVILHA”

A Companhia de Teatro de Braga inaugura uma nova edição do Ciclo de Teatro Português em Sevilha na próxima quinta-feira dia 25 de janeiro às 20:30h no Teatro La Fundición de Sevilha com a obra Justiça de Castelo Branco.

Mais informação: Consultar aqui

 

14-10-2017 a 5-12-2017

Festival de Fado de Sevilha 2017

Festival de Fado Sevilha

Programa do Festival de Fado de Sevilha 2017

Mais informação: a informação versão em português
informação versão em espanhol

 

14-09-2017

Pavilhão de Marrocos Expo ’92 – Lançamento Projeto Cultural Transfronteiriço CARPET

Lançamento Projeto Cultural Transfronteiriço CARPET

O Cônsul-Geral de Portugal em Sevilha, João Queirós, participa na abertura do projeto CARPET, da Fundação Três Culturas do Mediterrâneo, cofinanciado pelo programa “Creative Europe” da Comissão Europeia, e que promoverá até ao final de 2018 o intercâmbio de experiências e ações de formação na área do artesanato e design entre Portugal, Espanha e Marrocos. O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e o Património (CEARTE), de Coimbra, é um dos parceiros deste projeto.

Mais informação: Lançamento do Projeto Cultural Transfonteiriço CARPET

 

12-09-2017

Universidade de Sevilha – Abertura das Jornadas Universitárias Portugal – Espanha – França

Abertura das jornadas Universitárias

O Reitor da Universidade de Sevilha, o Embaixador de França em Madrid e o Cônsul-Geral de Portugal em Sevilha deram início às jornadas sobre cooperação e intercâmbios entre universidades dos três países.

 

13-07-2017

Lançamento do programa INTREPIDA

Projeto Intrepida

Lançamento do programa INTREPIDA dirigido a mulheres empresárias da Andaluzia, do Algarve e do Alentejo com o objetivo de estimular o empreendedorismo entre as mulheres e apoiar a internacionalização dos seus negócios

Mais informação: nota de imprensa da Fundação Tres Culturas.
nota de imprensa da Fundação Tres Culturas em português.

 

5-06-2017 a 7-06-2017

Comemorações da V Semana de Portugal na Andaluzia

Congresso Internacional

 

09.00 H. Congresso Internacional “A Sevilha Lusa. A Nação portuguesa no Reino de Sevilha em tempos do Barroco” Lugares de realização: Consulado Geral de Portugal em Sevilha (5 e 6 de Junho).
Universidade de Sevilha (7 de Junho).

Para mais informações consultar o programa completo: Sevilha Lusa

Entrada livre mediante inscrição: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

29-05-2017 às 19.30 H.

Apresentação do livro: “Diario de Magallanes, el hombre que lo vio y anduvo todo”, de José Manuel Núñez de la Fuente. Editorial Doce Calles.

Participarão nesta apresentação o Alcalde de Sevilha, Juan Espadas, o Presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, José Manuel de Carvalho Marques, e representantes da Câmara Municipal de Lisboa.

invitacion

 

Entrada livre mediante inscrição: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

25-05-2017 às 20.00 H

Apresentação da tradução da obra poética completa de Mário de Sá-Carneiro, no quadro da Feira do Livro de Sevilha.

Mário de Sá-Carneiro, “Poesía Completa”, por Manuel Vicente Rodríguez, Editorial Renacimiento

 

Lugar de realização: Consulado Geral de Portugal em Sevilha

Entrada livre mediante inscrição: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

poesia completa

 

Mais informação:

Mário de Sá-Carneiro (1880-1916), que fue amigo de Fernando Pessoa y con él dirigió la revista Orpheu, es uno de los grandes poetas portugueses de las vanguardias de principios del siglo XX, que ha representado de un modo ejemplar la permeabilidad hacia nuevas formas poemáticas. La poesía de Mário de Sá-Carneiro encarna las frustraciones de un país dividido entre la gloria del pasado y la atracción por la modernidad y por las luces de la renovación europea. Son de Mário de Sá-Carneiro los versos:

Yo no soy yo ni soy el otro,
Soy cualquier cosa de intermedio:
Pilar del puente del tedio
Que va de mí hacia el Otro.

Junto al autor de la traducción, Manuel Vicente Rodríguez, tendremos el placer de contar en esta presentación con la participación del Profesor de literatura de la Universidad de Oviedo, además de escritor de varios diarios literarios, poeta reconocido, director de la revista CLARÍN, miembro del jurado del Premio Príncipe de Asturias y gran conocedor y admirador de la literatura portuguesa, José Luis García Martín.

 

 

De 21 de Abril a 30 de Abril

Ciclo de Teatro Português no Teatro La Fundición de Sevilla

Ciclo de Teatro Português

Entre os dias 21 a 30 de abril decorrerá em Sevilha a III edição do Ciclo de Teatro Português no Teatro La Fundición de Sevilla

Mais informação

 

De 4 de Abril a 17 de Maio

Inauguração do Ciclo de Cine e Conferências 'El Sueño de Iberia' na Faculdade de Direito da Universidade de Sevilha

Ciclo de Cine e Conferências

“El Sueño de Iberia” Ciclo dedicado à cultura portuguesa na Faculdade de Direito da Universidade de Sevilha

Mais informação

 

02-02-2017

Festival Terras Sem Sombra

Convite Festival Terras Sem Sombra

Convite para a conferência de apresentação do 13º Festival Terras Sem Sombra, que terá lugar no Consulado-Geral de Portugal em Sevilha, no dia 2 de Fevereiro, quinta-feira, às 12horas.

Ver convite em tamanho original

 

13-12-2016

Pequeno-almoço empresarial CEAP-Nueva Economia

Web Summit

Pequeno-almoço empresarial CEAP-Nueva Economia Fórum com a presença do Ministro de Economia do Governo português apresentado pela Presidente da Junta da Andaluzia.

 

10-12-2016

II FESTIVAL DE FADO DE SEVILLA – 10 DE DICIEMBRE

Cristina Branco

PROGRAMA:

  • 18.00h CONFERENCIA: ‘’INVENTORES Y REINVENTORES DEL FADO’’ – Rui Vieira Nery
  • 19.00h CINE: ‘’MOVIMIENTOS PERPETÚOS’’ – Edgar Pêra (70 min.)

LOCAL: CONSULADO GENERAL DE PORTUGAL (participación mediante inscripción en Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

  • 20.30h CONCIERTO DE CRISTINA BRANCO - VENTA DE ENTRADAS: ESPACIO TURINA– Calle Laraña nº4 - www.teatrolopedevega.org

Voz: Cristina Branco

Guitarra portuguesa: Bernardo Couto

Contrabaixo: Bernardo Moreira

Piano: Luís Figueiredo

LOCAL: TEATRO LOPE DE VEGA

Más información: www.festivalfadosevilla.com

 

30-11-2016

II FESTIVAL DE FADO DE SEVILLA – 30 DE NOVIEMBRE

Ana Moura

Concierto de Ana Moura

Voz: Ana Moura

Guitarra Portuguesa: Ângelo Freire

Viola Fado: Pedro Soares

Bajo Acústico: André Moreira

Percusión: Mário Costa

Teclados: João Gomes

LOCAL: TEATRO LOPE DE VEGA – 20h30 VENTA DE ENTRADAS: ESPACIO TURINA– Calle Laraña nº4 - www.teatrolopedevega.org

Más información: www.festivalfadosevilla.com

 

28-11-2016

“Jornada de formação de português como língua estrangeira”

Participação mediante inscrição em: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

25-11-2016

V Encuentro de Negócios Luso-Andaluz

Ver informação: Link para o Evento

 

17-11-2016

“Apresentação, no próximo dia 17 de novembro, da tradução da obra "Os Lusiadas" de Luís de Camões no Consulado Geral de Portugal em Sevilha”

Tradução Lusíadas

Ver informação: Os Lusíadas

 

16-11-2016

III Encontro Internacional Universidade Pablo de Olavide – Asociação Corpo Consular de Sevilha, no Consulado Geral de Portugal.

Ver mais informação: III Encontro Internacional Universidade Pablo de Olavide

 

10-11-2016

Encontro Transfronteiriço de Profissionais de Museus do Sul de Portugal e da Andaluzia

Encontro Transfronteiriço

 

09-11-2016

RECEÇÃO A PORTUGUESES E LUSODESCENDENTES NA WEBSUMMIT

Web Summit

Lisboa acolherá nos próximos dias 8 a 10 de Novembro, o maior encontro a nível Europeu de Empresas tecnológicas ligadas a área de Internet e da sociedade do conhecimento.

Aproveitando a realização deste importante evento, a Câmara Municipal de Lisboa organiza uma receção destinada a todos os portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro que se desloquem a Lisboa para participar na Lisbon Websummit. A receção realizar-se-à no dia 9 de novembro, pelas 18 horas, no Hotel Myriad (Rua do Cais das Naus, 1990-173 Lisboa, Portugal, Tel:+351 21 110 760).

Para mais informação, consulte a circular da Câmara Municipal de Lisboa: Circular

 

07-06-2016

Encontro Empresarial "Portugal-Espanha. Empreender para continuar a crescer", com a participação do Embaixador de Portugal em Madrid, celebrado na Câmara de Comércio de Sevilha e o Clube Empresarial Antares.

 

 

04-06-2016

Arranca a "IV Semana de Portugal na Andaluzia” com um memorável concerto da Fadista Cuca Roseta no Museu Automobilístico de Málaga.